Biotina para que serve?


0

Em meados do século XX a ciência descobriu o que chamamos de doença da clara de ovo, que nada mais é do que a condição caracterizada pela perda de cabelos e lesões na pele em decorrência do consumo de clara de ovo crua. E foi a partir das pesquisas realizadas para descobrir a cura dessa doença que uma vitamina chamada biotina ficou famosa por seus benefícios no nosso organismo. Mas você sabe o que é biotina e para que serve?

A biotina é uma vitamina responsável por auxiliar tanto na recuperação da pele, quanto na do cabelo, agindo também no organismos combatendo a doença da clara de ovo. Recentemente, a indústria cosmética começou a usar a biotina na composição de alguns produtos graças aos seus grandes benefícios e sua ação em diversas áreas do corpo.Confira a seguir o que é biotina e para que serve essa vitamina!

O que é biotina?

A biotina, conhecida também como vitamina H ou B7, é uma substância que pertence ao grupo de vitaminas hidrossolúvel do complexo B, sendo necessária para diversas funções metabólicas do nosso corpo.A suplementação de biotina tem sido um tratamento indicado para indivíduos que possuem deficiência da vitamina, e também para auxiliar no tratamento de acnes e alopécia, além de melhorar a saúde de unhas, pele e cabelos.

a biotina atua diretamente no fortalecimento das unhas, pele e cabelo

Você pode encontrar a biotina tanto em associação de polivitamínicos ou na forma isolada, além dela também poder ser obtida em farmácias de manipulação.

Como o nosso organismo não é capaz de armazenar biotina, ela acaba sendo eliminada por meio da urina. Por isso, é extremamente importante consumir diariamente por meio da alimentação as quantidades adequada da vitamina, já que a falta desse nutriente reflete diretamente no cabelo, pele e unhas.

Para que serve a biotina?

A biotina serve para auxiliar o nosso corpo na hora de converter os alimentos que consumimos em energia, auxiliando na metabolização das proteínas, carboidratos e gorduras.

Além de participar das funções metabólicas, também é responsável por fortificar os cabelos, unhas e pele em decorrência da sua ação de reparação das células danificadas, o que faz com que elas se regenerem e cresçam mais rapidamente. Além disso, a biotina também é muito usada por homens e mulheres no combate à queda de cabelo, graças à sua ação fortificante nos fios.

Deficiência de biotina

Apesar de ser extremamente incomum, já que a maioria dos indivíduos consomem frequentemente alimentos ricos na vitamina em suas dietas, algumas pessoas podem sofrer de deficiência de biotina.Quando isso acontece, os principais sintomas são:

  • calvície;
  • fraqueza nas unhas e cabelos;
  • pele seca e escamosa;
  • vermelhidão em volta do nariz  e da boca;
  • conjuntivite;
  • dores musculares;
  • dermatite exfoliativa;
  • lassidão, acompanhada de aumento da glicemia.

Os grupos de risco para a deficiência de biotina são idosos, gestantes e atletas, sendo a suplementação mais indicada para esses indivíduos.

Potencializando a ação da biotina

Para que você consiga todos os benefícios que essa vitamina proporciona, é necessário ingeri-la com outras vitaminas do complexo B. Além do mais, é extremamente importante que você tenha uma alimentação balanceada para não comprometer a absorção desses nutrientes.

Quantidade recomendada obtida por meio da alimentação

Bebês de 0 a 6 meses: 5 mcg
Bebê de 7 a 12 meses: 6 mcg
Criança de 1 a 3 anos: 8 mcg
Criança de 4 a 8 anos: 12 mcg
Jovem de 9 a 13 anos: 20 mcg
Jovem de 14 a 18 anos: 25 mcg
Adulto de 19 a 70 anos: 30 mcg
Gestantes: 30 mcg
Lactantes: 35 mcg

Como usar

Não existe nenhuma recomendação específica quanto ao uso ideal dessa vitamina, já que a suplementação depende exclusivamente da causa, que varia entre indivíduos com acnes, portadores de alopécia, deficiência de biotinidase, ingestão insuficiente da vitamina por meio da alimentação e até mesmo para pacientes que desejam fortalecer cabelos e unhas.

O recomendado é que você consulte um especialista para saber quais são as doses mais indicadas de acordo com o seu quadro e necessidades.

Existe contra indicação?

O ideal é que a suplementação de biotina não seja feita em pacientes com hipersensibilidade a qualquer componente presente na fórmula, e por grávidas e mulheres que estejam amamentando sem que a vitamina seja recomendada pelo médico.

Biotina para o cabelo

Um dos grandes benefícios da biotina é no cabelo, já que a vitamina é capaz de trazer volume, aumentar o brilho e também evitar o aparecimento de pontas duplas. Em casos de queda, a biotina também é uma excelente opção de tratamento, já que auxilia na diminuição da perda dos fios.

Grande parte das indústrias de cosméticos passaram a adicionar a vitamina em seus componentes tanto de shampoos, como de máscaras e condicionadores. 

Qual a ação da biotina no cabelo?

A vitamina age no cabelo estimulando a produção de queratina, uma proteína que forma as estruturas no nosso corpo. Com isso, os fios crescem mais rapidamente, e com muito mais saúde.A biotina também ajuda na hidratação da pele e na prevenção de fios brancos, já que repara os nutrientes, o que contribui para uma fortificação dos cabelos.

Há alguma interação medicamentosa ao suplementar a biotina?

Sim. Nos casos em que os pacientes precisam fazer a suplementação dessa vitamina, pode ser necessário suspender medicamentos anticonvulsivantes como carbamazepina, fenobarbital, primidona e fenitoína.Isso acontece porque esses medicamentos acabam atuando no sentido contrário da biotina, o que dificulta a absorção do nutriente.

Porém, tenha em mente que apenas um especialista pode indicar a interrupção do uso de outros medicamentos, e você deve conversar com o médico com quem faz acompanhamento para se certificar se será necessário interromper outros tratamentos.

Agora que você viu o que é biotina e para que serve, já pode começar a usar a vitamina para evitar a queda de cabelo, aumentar o brilho dos fios e melhorar a saúde das unhas e pele. Você também pode optar por cosméticos que contam com essa vitamina em sua composição como shampoos e máscaras de cabelo.


Like it? Share with your friends!

0